terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 11:50

Descentralização de ACM Neto está mais para centralizadora e faz ajuntamento de regiões com realidades diferentes, avalia vereador Suíca

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador, afirmou ser a favor "de todas as medidas que promovam a descentralização administrativa de nossa cidade desde que garanta a participação popular e sejam benéficas para os interesses dos moradores, em especial das regiões mais carentes, poderia, não posso deixar de ver com desconfiança a implantação de subprefeituras pela atual gestão". Ele lembra que a descentralização administrativa teve inicio nos anos 80 na segunda gestão do prefeito Mário Kertész e culminou com a Lei 3.688/86 que dispõe sobre as Administrações Regionais. "Porém o que deveria ser um avanço na administração publica da cidade, virou uma espécie de moeda de troca nos acordos políticos em sucessivas administrações provocando assim a falência de um modelo que tinha tudo para funcionar a contento. Entendo que a descentralização é a melhor forma de aproximar o cidadão da administração possibilitando-lhe participar das decisões de governo e de fiscalizar a coisa publica além de promover a eficiência e eficácia dos serviços públicos com visibilidade de ações e agilidade na solução dos problemas", disse o petista.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 11:35

Projeto de Marcell proíbe copos descartáveis em órgãos municipais e sugere material ecológico

Tramita na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que proíbe a compra e utilização de copos descartáveis nos órgãos públicos municipais de Salvador. A proposta, de autoria do vereador e ambientalista Marcell Moraes (PV), vale inclusive para equipamentos como escolas e postos de saúde. A sugestão do vereador é que copos plásticos sejam substituídos pelos de vidro ou por copos ecológicos, que são expressivamente menos agressivos ao ecossistema, com um tempo de decomposição de 18 meses, enquanto que os descartáveis convencionais levam pelo menos 100 anos para se decompor. E uma prévia de como seria na prática esse projeto foi feita na sessão desta segunda-feira, quando o vereador Marcell Moraes levou para o plenário da câmara um demonstrativo dos copos ecológicos e fez com que todos os seus colegas legisladores passassem pela experiência sustentável. Todo mundo bebeu água e cafezinho nos copos que são feitos com palha de milho e madeira reflorestada. E no dever de casa o projeto passou no teste. Após a demonstração, dezenas de vereadores se solidarizaram com Marcell em apoio à iniciativa. “A minha ideia foi fazer com que os meus colegas vereadores percebessem na prática o quanto pode ser simples ser amigo do meio ambiente. Todo mundo gostou. Foi um sucesso e agora é levar a pauta ao plenário e aprovarmos o projeto o quanto antes”, diz o vereador.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 11:23

Em 2 meses, Salvador tem mais de 4 mil multas por invasão a semáforo

Só em 2013, a Transalvador já multou 4.734 motoristas que não respeitaram o sinal vermelho na capital baiana. Esse número foi registrado do início de janeiro até a segunda-feira (25). A infração é considerada gravíssima, e mesmo assim é comum encontrar na cidade motoristas que não respeitam o sinal vermelho. Os dados divulgados pelo órgão de trânsito municipal revelam que 4.083 invasões ao sinal vermelho foram captadas pelos equipamentos eletrônicos e 651 por agentes de trânsito. O contador Ademilton Coutinho diz que já presenciou motoristas que quase se acidenteram por ultrapassar o sinal. "É uma pressa que não vale à pena, pois os riscos são muito grandes", afirma Coutinho. Segundo a Transalvador, os radares que dectam quando o motorista passa no sinal vermelho  ficam desligados entre às 21h e às 6h, por causa do risco de assaltos. No entanto, o órgão sinaliza que mesmo nesses horários o semáforo deve servir de referência para os motoristas e pedestres. Leia mais no G1.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 10:57

Vigilantes param por tempo indeterminado

Paula Pitta
Os vigilantes pararam por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, 26, em Salvador. A categoria pede o cumprimento da Lei 12.740, que estabelece adicional de 30% de periculosidade. "Apesar da lei entrar em vigor na data de publicação (10 de dezembro), o patronato se nega a cumprir a lei", diz o diretor do Sindicato dos Vigilantes do Estado da Bahia (Sindvigilantes). Em protesto, a categoria segue em passeata da Rua da Independência, na Piedade, para o Campo Grande. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), a manifestação deixa o trânsito congestionado no Centro da cidade. Leia mais no A Tarde.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 10:50

Após paralisação dos servidores, vereadores se reúnem com secretário da Saúde

Com a paralisação dos servidores do Programa Saúde da Família (PSF) de Salvador os vereadores Tiago Correia, Aladilce Souza, J Carlos, Odiosvaldo Vigas, Fabíola Mansur e Toinho Carolino estiveram durante a noite desta segunda – feira, 25 de fevereiro, em reunião com o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues, e representantes do sindicato dos servidores para resolver o problema do pagamento do salário do mês de dezembro de 2012, além das questões de reajustes compatíveis com as perdas salariais dos últimos cinco anos e a garantia dos direitos trabalhistas como INSS, FGTS, PIS/PASEP e 1/3 de férias. “Saio satisfeito desta reunião e com a certeza de que os servidores receberão na próxima semana o salário que ficou atrasado no mês de dezembro de 2012, dívida esta que foi herdada da gestão anterior.”, declarou Tiago após a reunião que durou cerca de duas horas na secretaria de saúde do município localizada no bairro do Comércio. Sobre os pagamentos da gestão do prefeito ACM Neto o vereador demonstrou tranquilidade, “Volto a dizer que estamos cumprindo o acordo e que o prefeito ACM Neto disse várias vezes que todos os serviços contratados em sua administração serão pagos em dia, o secretário se mostrou bastante sensível e empenhado e está procurando as fórmulas de garantir os direitos destes trabalhadores”, finalizou.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 10:47

Comitiva de prefeitos visita órgãos e secretarias em Salvador

Uma comitiva de prefeitos do Sudoeste, Serra Geral e Médio São Francisco percorreu hoje, em Salvador, secretarias e órgãos do estado, conduzida pelos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Foi recebida pelos secretários Rui Costa (Casa Civil), César Lisboa (Relações Institucionais) e Jorge Sola (Saúde), além dos dirigentes Bento Ribeiro Filho (Cerb), Saulo Pontes (Derba) e José Lúcio Machado (Conder), que apresentaram principais ações e programas do governo e ouviram sobre as  carências e demandas dos municípios. A iniciativa dos mandatos visa aproximar e familiarizar os prefeitos com os órgãos estaduais e os seus dirigentes, para que eles tomem conhecimento das ações e programas governamentais que são desenvolvidos em parceria com os municípios, em especial nessas regiões, justificaram Waldenor e Zé Raimundo, que pretendem repetir essa programação com os demais prefeitos eleitos com o apoio dos mandatos, além de vereadores e lideranças aliados. O grupo de hoje contou com os prefeitos Augusto Ribeiro (Guto), de Condeúba; Neto, Ibiassucê; Dr. Alcides, Encruzilhada; Alex da Silva (Léo Gambá), Jânio Quadros; Valdeci Bezerra (Ceará), Malhada de Pedras; Heráclito Matos, Mortugaba; Edcarlos Lima, Maetinga; Lourival, Urandi, Gil Rocha, Gajeru. O município de Poções esteve representado pelo vice-prefeito, João Bonfim, e Carinhanha pelo secretário municipal Álvaro Ferraz.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 10:36

MPF pede remoção de muro em área da Aeronáutica

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a remoção de um muro situado entre a Avenida Oceânica e a Rua do Cristo, no bairro de Ondina, em Salvador. De acordo com o órgão, a construção foi realizada pela Aeronáutica sem o alvará da Superintendência de Controle e Ordenamento do Solo (Sucom), tornando a área privatizada, de forma ilegal. Parte do loteamento Jardim Oceania, onde fica a construção, foi doado ao Ministério da Aeronáutica há 42 anos, no entanto, a doação não incluiu as ruas de acesso às quadras ou a área verde marginal à Avenida Oceânica, segundo o Ministério. O MPF pede que a Justiça determine à União a remoção do muro, cancelas e demais obstáculos existentes do local. Além disso, o Ministério solicita também que o Comando da Aeronáutica deixe de praticar qualquer ato que resulte em nova ocupação irregular no trecho, seja a construção de muros, colocação de cercas, tapumes, cancelas ou obstáculos à circulação de pessoas e automóveis. Leia mais no G1.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 10:23

Por ciúmes, homem atira contra namorado e amigo em Plataforma

Dois homens ficaram feridos em uma tentativa de homicídio no bairro de Plataforma, na noite da segunda-feira (25). O crime aconteceu por volta das 23h na rua Rio Avilá, nas proximidades de uma igreja local. De acordo com informações do posto de polícia do Hospital do Subúrbio, Jeilson dos Santos Santa Bárbara, 32 anos, e Irving Cabral França, 22 anos, foram alvejados por um homem identificado apenas pelo prenome de Jailton. Ainda segundo a polícia, testemunhas relataram que o atirador tem um relacionamento amoroso com Jeilson. Ao ver o namorado na rua acompanhado de Irving, Jailton teria sentido ciúmes e atirado contra os dois homens.  O acusado fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. Jeilson, o namorado do suposto atirador, foi baleado no pescoço. Já Irving foi atingido por disparos de arma de fogo no abdômen. Eles foram socorridos inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da localidade de Escadas, e depois transferidos para o Hospital do Subúrbio em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Leia mais no Correio.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 09:52

Polícia investiga suposta tentativa de sequestro em shopping

O Salvador Shopping investiga o caso de um menino de 3 anos, que teria sofrido uma tentativa de sequestro na noite deste domingo, 27. Segundo relato da mãe do garoto, a psicóloga Mariana Paz, 31 anos, ela tinha ido ao banheiro feminino da praça de alimentação do 3º piso do estabelecimento, acompanhada do filho e da irmã dele, de 5 anos. Enquanto usava o sanitário, pediu às crianças que esperassem imediatamente em frente às cabines.  "Quando saí, a minha filha estava lavando as mãos e eu não vi mais o menino", relatou. Ao perguntar às outras mulheres no local, uma delas disse que tinha visto um garoto sair de mãos dadas com uma mulher desconhecida. Leia mais no A Tarde.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 09:40

Chuva prejudica visibilidade do motorista e deixa trânsito ainda mais congestionado

Além do volume de veículos nas principais avenidas de Salvador, a chuva que cai na cidade deixa o trânsito ainda mais congestionado nestes pontos. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), os locais mais engarrafados são as avenidas Antonio Carlos Magalhães e Luis Viana Filho, a Paralela. Lentidão também na Otávio Mangabeira, a Orla, em direção à Pituba; Oscar Pontes, na Cidade Baixa; Silveira Martins, no Cabula e San Martin. A Transalvador recomenda que o motorista trafegue com baixa velocidade já que a chuva pode prejudicar a sua visibilidade no trânsito. Nas últimas 24 horas foram registrados 10 acidentes com sete feridos na capital baiana. Na manhã desta terça-feira (26), o órgão ainda não registrou acidentes. Leia mais no iBahia.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 09:04

Com 433 áreas de risco, capital inicia ação para diminuir efeitos das chuvas

Bruno Wendel
Em dias de chuva, o medo é a única companhia de Valdelice Mascarenhas, 70 anos. Ela mora sozinha numa casa de alvenaria com dois cômodos em uma das encostas da Baixa do Cacau, bairro de São Caetano — uma das 433 áreas de risco em Salvador. Com o risco iminente de um desabamento, qualquer garoa é motivo de preocupação. “Tem dias que não durmo mesmo com chuva fraca”, lamenta a idosa. A casa  de Valdelice é como tantas outras da capital baiana: construída em encosta íngreme ocupada de forma desordenada. “Não estou aqui porque quero. É falta de opção”, declara Valdelice, cuja residência foi condenada pela Defesa Civil (Codesal).De acordo com a Codesal, 11 localidades foram campeãs de chamadas no ano passado. Além da Baixa do Cacau, estão a Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano; Planalto Real II, em Plataforma; Rua da Bica, em Nova Brasília do Aeroporto; Três Mangueiras, em Canabrava; Rua Maria das Dores Leite, em Cajazeira XI; Baixa de Santa Rita, em Pau da Lima; Vila Canária; Alto de Santa Teresinha; Valéria e Novo Horizonte. Foram registradas ocorrências diversas, desde deslizamento de terra, soterramento e alagamentos. Leia mais no Correio.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 08:42

Estabelecimentos são arrombados

Dois estabelecimentos comerciais foram arrombadas durante a madrugada desta terça-feira (26), em Salvador. De acordo com a Central de Polícias (Centel), um restaurante que fica na Piedade, no centro da cidade, e uma loja localizada em um mini-shopping do bairro do Imbuí, foram alvo de bandidos. Ainda segundo a Centel, não há informações do que foi levado dos dois estabelecimentos. Não houve feridos. Leia mais no G1.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 08:30

Secretaria faz rodízio em comandos da Polícia Militar

Segurança Depois da dança das cadeiras na cúpula da Polícia Civil, na sexta-feira, a Secretária de Segurança Pública publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (25) mudanças em comandos da Polícia Militar. Foi exonerado do Comando de Policiamento Regional da Capital o coronel Jorge Damasceno. O posto ficou vago, sendo assumido interinamente pelo tenente-coronel José Cury. Damasceno assume o comando do Policiamento da Região Metropolitana. Já o Policiamento Regional da Capital/Baía de Todos os Santos tem como novo comandante o coronel Raimundo Carvalho. Seu antecessor, o coronel Sósthenes José, torna-se assistente militar do Comando Geral. Para o coordenador do Departamento de Comunicação da PM, capitão Marcelo Pitta, as mudanças não tem relação com desempenho. “Faz parte da rotina, de ano em ano, realizar esses rodízios entre as gestões e isso se estende às áreas operacionais. Faz parte da dinâmica mudar logo após o Carnaval”. Leia mais no Correio.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 08:00

MPF recorre de ação contra consórcio do metrô de Salvador

A novela da construção do metrô de Salvador ganhou mais um capítulo ontem. O procurador Vladimir Aras, do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA),  anunciou que recorrerá de decisão do desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que, em 29 de janeiro, suspendeu ação que investigava improbidade administrativa. O MPF move ação contra o consórcio Metrosal, composto por seis construtoras, por suspeita de irregularidades na licitação e execução das obras. A decisão do desembargador suspendeu a ação atendendo recurso de uma das construtoras que  alegou que as provas usadas no processo teriam sido conseguidas de forma irregular pelo MPF e Polícia Federal na Operação Castelo de Areia. Em abril de 2011, o Supremo Tribunal de Justiça considerou parte das provas — que foram obtidas em São Paulo —  ilegais. Porém, a ação de improbidade continuou valendo na Bahia por decisão do juiz Saulo Casali, da 11ª Vara da Justiça Federal na Bahia. Leia mais no Correio.
SALVADOR
26 de fevereiro de 2013, 07:38

Prefeitura anuncia via exclusiva para ônibus da Pituba ao aeroporto

Leo Barsan
A prefeitura de Salvador vai construir o primeiro dos quatro corredores progressivos para ônibus, entre a Pituba e o aeroporto, segundo foi anunciado, ontem, durante reunião itinerante comandada pelo  secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia. Segundo o secretário, o corredor faz parte do Projeto de Mobilidade da Copa do Mundo e a previsão é que esteja pronto já para o evento teste — Copa das Confederações —, em junho. “Vamos implantar o primeiro nesse trecho e depois seguir para os outros pontos. A via será monitorada com fiscalização eletrônica”, destacou. De acordo com o coordenador de planejamento de transportes da Semut, Francisco Ulisses, técnicos já fizeram vistorias e estudos preliminares. “Serão criadas duas faixas, nos dois sentidos. Algumas intervenções pequenas vão ser feitas nas pistas, em locais com estacionamentos irregulares ao longo da orla, por exemplo”, pontuou. O traçado, porém, ainda não está definido. “A gente tem a possibilidade de a via passar pelo Parque das Dunas ou pela avenida Orlando Gomes”, assinalou Ulisses. Leia mais no Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário