sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DA CHINA, WAGNER PROMETE PEQUENA REFORMA DO SECRETARIADO ATÉ O FINAL DO MÊS



O governador Jaques Wagner (PT) garantiu nesta sexta-feira (18) que não irá mais adiar as mudanças que pretende fazer em seu governo, e declarou que até o final deste mês irá anunciar quais peças deve trocar para dar continuidade aos últimos dois anos de gestão.

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da Rádio Metrópole, direto da China, ele salientou que a mudança não será grande e justificou que o momento não é de fazer experiências, mas de dar continuidade ao que já vem sendo desenvolvido nas diversas áreas do governo.

"Assim que eu voltar. Lhe prometo antes do final de janeiro. Mas [a reforma] é pontual. Eu estou no terceiro ano do segundo governo. Agora não é hora de ficar inventando. É hora de consolidar aquilo que foi projetado e, eventualmente, uma área ou outra que a gente considera que precisa ter uma alavancagem maior, ou um ajuste, uma distribuição melhor dentro do governo, isso acontece. Mas não existe... Não é no terceiro ano que alguém faz reforma administrativa. Podia ser se fosse no primeiro governo, mas, efetivamente, mudanças vão acontecer e serão pontuais", disse ao apresentador Mário Kertész.

Negócios da China
O governador também falou sobre a agenda na China e comemorou os resultados obtidos até aqui em reuniões com empresas dos setores petrolíferos e automotivos, entre outros, que pretendem instalar unidades na Bahia.

"Todos os contatos, graças a Deus, estão sendo extremamente positivos e promissores. O foco principal é o setor petrolífero e o automotivo. Na área de petróleo, eu estive ontem com a presidência e a direção BOMCO, produtora de sondas para a exploração de petróleo, e eles já escolheram um terreno aí em Camaçari, e a ideia deles é fazer uma subsidiária para produzir essas sondas para venda no Brasil e na América Latina, e eu vim aqui para confirmar essa decisão deles. Então, posso dizer que teremos essa empresa chinesa, que é ligada à PetroChina (CNPC)", declarou, completando ainda que se reuniu com o presidente desta última, a qual teria demonstrado interesse em se aliar a companhias brasileiras na área de exploração de petróleo.

"Na parte automotiva, eu visitei a BAIC, que é uma empresa que hoje tenta ser a maior empresa de produção de automóveis aqui na China, e ela tem a previsão de expandir até 2015 uma unidade industrial. Já estamos em discussão há algum tempo, e caso eles tomem essa decisão, a chance de essa empresa ir para a Bahia é muito grande", comentou.

Wagner disse ainda que irá se reunir na segunda-feira com a diretoria da Foton, companhia que irá instalar em Camaçari uma fábrica de caminhões leves e micro-ônibus. Na agenda também está prevista reunião com uma empresa produtora de fibras de vidro, além de uma fabricante de guindastes.

O governador é acompanhado na viagem pelos secretários de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia; o ex-presidente da Ebal, Reub Celestino, além do secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, que se reuniu nesta sexta com representantes de uma empresa fabricante de placas de energia solar.

Segundo Wagner, a Bahia é o estado brasileiro com o maior volume de investimentos chineses atualmente.

Ausência na Lavagem do BonfimSobre a polêmica envolvendo sua ausência da Lavagem do Bonfim, o governador disse que tudo não passou de uma confusão na agenda. Ele explicou que, junto com seu staff, acreditava que a festa aconteceria na semana anterior. 

"Essa viagem estava programada há muito tempo. E eu acho que não tem maior homenagem aos baianos do que estar aqui, do outro lado do mundo, trabalhando para a gente levar mais empregos e, portanto, paz, que é bem a imagem de Senhor do Bonfim e de Oxalá, para todo o povo baiano. Então, foi uma coincidência. A viagem vinha sendo trabalhada desde o ano passado. Realmente a fez uma conta de que o Bonfim cairia na segunda quinta-feira [do ano], mas na verdade é a segunda quinta-feira cheia, depois [do dia] de Reis. Então, acabou que a gente foi surpreendido e não dá, até porque eles estão entrando no Ano Novo chinês, e se a gente tivesse que desmarcar toda essa viagem, ela ficaria para março", desculpou-se o governador, que garantiu estar acompanhando tudo que acontecia, mesmo do outro lado do mundo.

A previsão é que o governador desembarque na Bahia na noite da próxima segunda-feira (21), após 29 horas de viagem, com escalas na Alemanha e em Portugal. 

Fonte:http://www.metro1.com.br/da-china-wagner-promete-pequena-reforma-do-secretariado-ate-o-final-do-mes-10-25665,noticia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário